Dificuldades para tirar o coletor

Olá Meninas!

Voltamos a escrever para falar um pouco mais sobre dificuldades de uso do Lunette. O primeiro post da série é sobre como tirar o coletor quando ele se “perde” no canal vaginal.

Se você está com problemas para retirar o coletor Lunette, a primeira coisa a fazer é relaxar, respirar fundo e focar em seus músculos vaginais. Caso o Coletor Menstrual tenha movido mais para dentro da vagina, relaxe os músculos e tente puxar a parte de baixo do coletor ou a antena com os dedos. Agachar ajuda a fazer o coletor descer. Não se preocupe, coletor não vai se perder dentro da vagina; eventualmente ele sairá com ajuda da gravidade. Algumas estratégias são: encontre uma posição confortável que permite a remoção do coletor de maneira mais fácil, muitas mulheres que utilizam o coletor Lunette removem o coletor ao ficar agachadas sobre o vaso sanitário com a vagina mais aberta e pernas relaxadas. A vagina possui uma curvatura natural, e o coletor geralmente fica acima do osso púbico quando você está sentada. Segure a base do coletor com pressão entre seus dedos indicador e polegar, aperte para remover a sucção, mova o coletor para frente e para trás, e delicadamente remova-o.

Screen Shot 2016-03-22 at 22.50.02

Como apertar na base para remover o coletor.

Métodos para alcançar o coletor quando está muito para cima: algumas vezes mulheres têm dificuldade ao remover o coletor porque está muito para cima dentro da vagina e elas não conseguem alcançar a base ou antena (isso acontece às vezes durante a noite). Neste caso, ao acordar, aguarde aproximadamente meia hora para que o coletor se ajuste e só então retire. Agache (com suas pernas abertas e dobradas, e com os calcanhares em baixo das nádegas) — por exemplo no chuveiro — isso ajuda a abrir a vagina e trazer o coletor Lunette mais para baixo. Neste momento, você alcançará a parte de baixo do coletor com os dedos, sente-se (se você preferir) relaxe e remova o coletor como explicado anteriormente.

Outra opção de remoção é empurrar para baixo, utilizando os mesmos músculos usados para mover o intestino (pare de empurrar assim que sentir que você consegue puxar o coletor). Relaxe, remova e reuse. “Eu consigo alcançar a antena, mas não a base do coletor, e por isso não consigo quebrar o ‘vácuo’ para remover o coletor”. Apesar de não ser recomendado remover o coletor somente puxando a antena, a razão da existência da antena é para puxar o coletor mais para baixo até que você consiga alcançar a base do coletor, apertá-la para quebrar o ‘vácuo’ e removê-lo.

Caso você ainda tenha problemas com a remoção, insira seu dedo indicador paralelamente ao coletor e encontre a borda superior. Neste momento o seu polegar estará naturalmente posicionado na base do coletor, então, aperte gentilmente o coletor segure com seu polegar e remova delicadamente. Você pode ouvir um som quando a sucção é liberada, mas continue puxando e não solte o coletor. Quando o coletor chegar na abertura da sua vagina, aperte o coletor como faz para inserir, para que não haja pressão na membrana mucosa — é tudo técnica, sem a necessidade de aplicar força (como a maioria das coisas na vida).

Por que a Lunette tem coletores coloridos?

Porque eles são lindos, veja abaixo! :)

Veja as opções de cores dos coletores Lunette.

Veja as opções de cores dos coletores Lunette.

Mas vamos entrar um pouco mais a fundo do verdadeiro porque, segue uma tradução do que a Lunette Finlândia diz…


Por que um coletor colorido?

Porque é lindo! Basicamente é só isso. É um mimo para você mesma. Algumas clientes se preocupam com as manchas que aparecem após certo tempo de uso com o coletor transparente e optam para um coletor colorido para as manchas não aparecerem tanto. Manchas leves são normais, mas ao limpar cuidadosamente é possível minimizar tal efeito.

Os coletores coloridos são seguros?

Sim, os coletores coloridos Lunette são seguros para uso. Nossos corantes são aprovados pela FDA* para uso medicinal e culinária. Nossas cores não contem metais pesados (como chumbo, cromo, cádmio, mercúrio) ou ftalatos. Nós escolhemos nossos corantes com cuidado para serem seguros no uso interno. Por isso não existem coletores Lunette com cores brilhantes ou com glitter. Os coletores contem só um pouco de corante com ligações químicas ao silicone e formam uma estrutura única que não permite o vazamento do corante ao longo do tempo, diferentemente de alguns corantes mais baratos que também podem ser usados nos coletores menstruais.

Um jeito simples para testar a qualidade dos corantes é ao colocar o coletor de molho de um dia para o outro em uma solução desinfetante. Isso não revela tudo, mas se o corante dissolver na solução, é uma indicação que o corante não está ligado ao silicone e pode gerar riscos.


 

O que vocês acham, qual cor de coletor vocês mais gostam, ou preferem o transparente? Eu comecei com um transparente, mas rapidamente mudei por um verde (edição limitada que não existe mais) apenas por razões estéticas e ainda tenho o mesmo até hoje, desde 2008. A cor do coletor se mantém a mesma, apesar de algumas manchas terem aparecido, o que é normal.

Beijos,
-Doris

*Mencionamos a FDA (Food and Drug Administration dos Estados Unidos) por ser um órgão controlador bastante rigoroso e por ser conhecido pela dificuldade de obter sua aprovação.

Minha primeira vez – com um Lunette

Olá meninas,

Tudo bom com vocês? Estou aqui para escrever como foi para mim a primeira experiência usando um Lunette. Primeiramente, deixem-me contar como eu descobri sobre o coletor. Eu encontrei um panfleto falando sobre o Lunette em um banheiro da faculdade e achei o conceito interessante, mas um pouco diferente. Falei com algumas amigas e descobri uma que já utilizava e ela me recomendou veementemente. Bom, comprei um e começou a história.

O primeiro uso foi definitivamente uma experiência memorável. Depois de fazer todas as preparações necessárias, esterilizar o coletor, ler o “manual”, etc., eu finalmente consegui inseri-lo. Realmente a primeira vez não foi fácil, como eu não conhecia todas as maneiras de dobrar o coletor e diminuir seu tamanho para inserir. Esta foi a primeira forma que utilizei de dobra para inserir o coletor:

Método de dobrar o coletor no formato "C".

Método de dobrar o coletor no formato “C”.

Com sorte, descobri outras formas e, para mim, a “punch-down” é a melhor maneira. Caso vocês queiram dar uma olhada em como dobrar, segue um vídeo:

9 maneiras de dobrar o coletor Lunette

Beleza, coloquei o coletor! Agora, como posso fazer para tirar?! A minha principal dificuldade definitivamente não foi colocar, e sim tirar!!! Eu honestamente achei que o meu corpo havia sugado o coletor para algum lugar que eu não conseguia encontrar… Foi neste momento que descobri que eu tenho um colo do útero bastante alto, ótimo momento não?! Por isso o coletor tinha espaço para passear lá dentro. Apesar deste detalhe, eu nunca tive problemas com vazamentos ou desconforto ao utilizar o Lunette. Ótimo, mas o que fazer quando você está com um coletor menstrual preso dentro de você??? Eu não queria ir ao ginecologista para pedir para que o coletor fosse retirado. Bom, por mais louco que pareça, a solução é relaxar.

“Ah tá, vou relaxar com o coletor perdido dentro de mim? Sim, esta é a solução”.

Acreditem, eu sei o quão difícil pode ser relaxar nesta situação, mas realmente ajuda respirar fundo e deitar por um tempo. Outra possibilidade é tentar usar os seus músculos internos para empurrar o coletor para fora. Dessa maneira você conseguirá encontrar e alcançar a antena do coletor para encontra-lo. Então, basta apertar um pouco a base para quebrar o vácuo gerado e depois retirar o coletor.

Para mim esta primeira experiência de utilizar um coletor menstrual foi um pouco traumatizante. Depois disso fiquei alguns meses sem usar o coletor, mas decidi tentar novamente, afinal eu não podia retornar o produto usado e tinha pago um bom dinheiro por ele. Quando tentei novamente, uns 6 meses depois, foi uma experiência completamente diferente. Hoje, 7 anos depois, eu não trocaria o coletor por nenhuma alternativa disponível. Realmente a prática leva à perfeição. Por isso, eu recomendo que mesmo com um pouco de dificuldades, não desista!

Lembrem-se vocês podem sempre entrar em contato conosco com perguntas ou comentários. Estamos aqui por vocês, para vocês.

Beijos e tenham uma ótima semana.
-Doris

Principais dúvidas – Parte 1

Olá meninas,

Tudo bem com vocês? Aqui na Kevosai as coisas estão andando rapidamente, principalmente com a chegada do final do ano. Já estamos com nossas primeiras clientes usando nossos coletores e nos dando muito feedback interessante. Enquanto que algumas estão usando seus coletores sem nenhum problema, algumas estão tendo algumas dificuldades e dúvidas.

Decidimos juntar as principais dúvidas de todas as usuárias e fazer uma série de posts no blog a respeito. O intuito disso é de ajudar as usuárias atuais que estejam tendo estas dúvidas mas ainda não tiveram tempo de nos escrever, mas também ajudar as não-usuárias a entenderem um pouco melhor como usar um coletor e quais são as principais dúvidas.

1. Eu sei que o coletor não deve vazar, mas o meu está vazando, o que devo fazer?

Quando colocado na posição correta o coletor não vaza nem um pouco, nada mesmo. A maioria das mulheres acerta já na primeira menstruação enquanto algumas tem um pouco mais de dificuldade para acertar o posicionamento do coletor. Alguns detalhes para evitar vazamentos são: passar o dedo ao redor da base do coletor para garantir que ele abriu corretamente; girar um pouco o Lunette para auxiliar na abertura; e, utilizar um pouco de água para lubrificar o Lunette antes de inserir, facilitando a inserção e abertura. Estes são os primeiros passos para averiguar a abertura e uso correto do coletor. Se o coletor não estiver abrindo corretamente, sugerimos que utilize outra forma de dobrar para inserir. Segue um vídeo com várias opções:

9 maneiras de dobrar o Lunette para inserir

Caso todos estes passos tenham sido seguidos e ainda aconteça algum problema de vazamento existe uma outra possibilidade. O coletor estar inserido muito para cima, ficando acima do colo do útero (local onde o sangue menstrual é expelido). O que acontece é que para algumas mulheres o colo do útero se move durante a menstruação ficando mais baixo, isso é normal. Caso isso aconteça e você coloque o coletor, sem saber, mais acima ele vazará. A maneira mais simples de evitar este problema é tentando colocar o Lunette um pouco mais perto da entrada do canal vaginal, assim garantindo que não vá vazar. Ao fazer isso pode acontecer que a antena do coletor fique um pouco para fora, se isso acontecer corte este pedaço da antena para não incomodar. Lembre-se de ao cortar esterilizar bem a tesoura e também o coletor após o corte.

Uma outra maneira de saber se o coletor está próximo ou sobre o colo do útero é caso você sinta desconforto, se o coletor pressionar o colo você sentirá uma dor semelhante à cólica. Isso não gera nenhum problema além da dor, fiquem tranquilas. Mas este é um bom indicativo para saber se o coletor está muito próximo ou mesmo acima do colo.

É isso aí, estas são as principais maneiras de garantir que o seu coletor Lunette não vá vazar durante a sua menstruação. Qual tem sido a sua experiência, entre em contato conosco através do email info@kevosai.com.

Fiquem atentas aos próximos capítulos, suas dúvidas podem aparecer por aqui.

Beijos,

Kevoblogger

Eu nado, e você NADA?!

NADE – todos os dias do mês!

Eu nado, e você?

Eu nado, e você?

Você já começou a planejar suas próximas férias? Imaginou ir para a praia? Aquela deliciosa brisa do mar e a areia nos pés? A vista sendo nada além de mar, mar e mais mar? É lindo, eu mesma adoro, tem um efeito relaxante e renova as energias.

De repente você sente aquela vontade de entrar no mar… e não teria como ser diferente! Não deixe o fato de que você está no período da menstruação te incomodara. Com coletores menstruais você pode até ir nadar e ninguém saberá que você está “naqueles dias”. Não se preocupe com um fiozinho escapando do seu biquini, como normalmente acontece com absorventes internos.

A vida é mais simples com um coletor menstrual! :)

Eu nado, e você, NADA?

Beijos,
Doris