Perguntas Frequentes – Problemas

Problemas são raros, mas podem acontecer. Se você tiver problemas ao tirar o Lunette, a primeira coisa a fazer é relaxar, respirar profundamente e concentrar nos seus músculos vaginais.


1. Eu consegui inserir o coletor, mas agora não consigo tirar! Parece que o coletor ficou preso dentro de mim

Se você está com problemas para retirar o coletor Lunette, a primeira coisa a fazer é relaxar, respirar fundo e focar em seus músculos vaginais. Caso o Coletor Menstrual tenha movido mais para dentro da vagina, relaxe os músculos e tente puxar a parte de baixo do coletor ou a antena com os dedos. Agachar ajuda a fazer o coletor descer. O coletor não vai se perder dentro da vagina; eventualmente ele sairá por causa da gravidade. Algumas estratégias são: encontre uma posição confortável que permite a remoção do coletor de maneira mais fácil, muitas mulheres que utilizam o coletor Lunette removem o coletor ao ficar agachadas sobre o vaso sanitário com a vagina mais aberta e pernas relaxadas. A vagina possui uma curvatura natural, e o coletor geralmente fica acima do osso púbico quando você está sentada. Segure a base do coletor com pressão entre seus dedos indicador e polegar, aperte para remover a sucção, mova o coletor para frente e para trás, e delicadamente remova-o.

Métodos para alcançar o coletor quando está muito para cima: algumas vezes mulheres têm dificuldade ao remover o coletor porque está muito para cima dentro da vagina e elas não conseguem alcançar a base ou antena (isso acontece às vezes durante a noite). Neste caso, ao acordar, aguarde aproximadamente meia hora para que o coletor se ajuste e só então retire. Agache (com suas pernas abertas e dobradas, e com os calcanhares em baixo das nádegas) — por exemplo no chuveiro — isso ajuda a abrir a vagina e trazer o coletor Lunette mais para baixo. Neste momento, você alcançará a parte de baixo do coletor com os dedos, sente-se (se você preferir) relaxe e remova o coletor como explicado anteriormente.

Outra opção de remoção é empurrar para baixo, utilizando os mesmos músculos usados para mover o intestino (pare de empurrar assim que sentir que você consegue puxar o coletor). Relaxe, remova e reuse. “Eu consigo alcançar a antena, mas não a base do coletor, e por isso não consigo quebrar o ‘vácuo' para remover o coletor”. Apesar de não ser recomendado remover o coletor somente puxando a antena, a razão da existência da antena é para puxar o coletor mais para baixo até que você consiga alcançar a base do coletor, apertá-la para quebrar o ‘vácuo’ e removê-lo.

Caso você ainda tenha problemas com a remoção, insira seu dedo indicador paralelamente ao coletor e encontre a borda superior. Neste momento o seu polegar estará naturalmente posicionado na base do coletor, então, aperte gentilmente o coletor segure com seu polegar e remova delicadamente. Você pode ouvir um som quando a sucção é liberada, mas continue puxando e não solte o coletor. Quando o coletor chegar na abertura da sua vagina, aperte o coletor como faz para inserir, para que não haja pressão na membrana mucosa — é tudo técnica, sem a necessidade de aplicar força (como a maioria das coisas na vida).


2. O meu coletor Lunette está dentro de mim há dez horas, existe algum risco de infecção?

A limitação de uso de 12 horas é apenas uma recomendação, porém o uso prolongado não irá necessariamente causar problemas.

Caso o coletor fique dentro de você por períodos significativamente mais longos, fique atenta a quaisquer sintomas que possam aparecer, como infecções por leveduras. Lembre-se que o coletor foi projetado para acumular uma certa quantidade de fluido e é recomendado que se esvazie de 2 a 4 vezes por dia.

Qual é a nossa recomendação? Utilize o coletor Lunette da maneira que foi recomendado para não arriscar vazamentos!


3. Algumas vezes noto vazamentos ao utilizar o coletor. Fui informada que a razão pode ser que o colo do útero esteja dentro do coletor. O que é o colo do útero e como eu fico sabendo se está dentro do coletor?

O colo do útero é a entrada do útero por onde o sangue menstrual é expelido, por um buraco do tamanho de uma cabeça de alfinete, no canal vaginal. O colo do útero é cilindrico ou cônico e localizado na parte superior da vagina. Quando tocado, parece-se com a ponta de um nariz. Em algumas mulheres, o colo se move bastante para baixo durante a menstruação. Como, normalmente, o colo se encontra num lugar alto na vagina, e o coletor é posicionado mais abaixo, o colo fica por cima do coletor. Porém, pode acontecer do colo ser mais baixo e entrar dentro do coletor.

Quando você utiliza absorventes internos, estes são posicionados mais acima na vagina, exatamente onde se encontra o colo do útero. Nos diagramas mostrados pela Lunette, o colo é propositalmente colocado mais alto para enfatizar a posição correta do coletor, na parte inferior da vagina. Vazamentos são mais frequentes em mulheres cujo colo se move mais para baixo durante a menstruação, ou caso o coletor tenha sido colocado muito alto na vagina, próximo ou acima do colo. O coletor pode também exercer pressão no colo e causar desconforto ou até dores. A melhor maneira para determinar a altura do colo do seu útero é ao observar vazamentos — caso você tenha observado vazamentos mesmo com o coletor completamente aberto (colocado corretamente), certifique-se que o coletor está seguramente abaixo do colo.

Em algumas mulheres, o colo se encaixa melhor dentro do coletor. Na maioria das mulheres, o colo fica mais baixo após dar a luz; para outras, ele é naturalmente mais baixo. Caso você tenha dado a luz recentemente, ou mais de uma vez, você deve exercitar os músculos vaginais através de exercícios Kegel (para mais informações sobre Exercícios Kegel, clique aqui). Manter os músculos vaginais em forma é bastante útil quando se utiliza o Coletor Menstrual, e também para evitar incontinência urinária e melhorar a vida sexual. Caso você não tenha vivenciado vazamentos e não tenha localizado o colo do seu útero, não há necessidade de ficar caçando-o. Você é uma mulher cujo colo do útero é alto e isso não afeta o uso do Coletor Menstrual de nenhuma maneira.


4. Posso utilizar o coletor Lunette com um DIU?

Sim, mas é recomendado consultar seu médico antes de iniciar o uso. Caso você utilize um DIU, pense a respeito de cortar o fio o mais curto possível e monitore seu comprimento regularmente durante a menstruação. Caso o fio pareça mais longo que o normal, pode ser um sinal de que o DIU se deslocou.


5. Posso utilizar o coletor Lunette com um Anel Contraceptivo?

Sim, mas é recomendado consultar seu médico antes de iniciar o uso. Caso você queira utilizar o coletor Lunette com um anel contraceptivo, primeiro insira o anel contraceptivo no orifício uterino e depois posicione o coletor na vagina.


A prática leva à perfeição, portanto ao conhecer melhor o seu corpo, usar o coletor será natural para você.

Caso você tenha algum problema, por favor entre contato através da página de contato ou através do e-mail info@kevosai.com.


Retornar à página de perguntas frequentes




Você já fez o teste para saber qual o tamanho de coletor mais recomendado?

Este teste foi feito com o pensamento na mulher que está interessada em utilizar coletores menstruais, mas não sabe ao certo qual tamanho escolher. Ao responder estas simples perguntas, será possível determinar com mais facilidade o tamanho.

Os coletores Lunette vêm em dois tamanhos, e ambos podem se aplicar a qualquer mulher em qualquer ponto da vida, mas qual o recomendado para você?